quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Recapitulando

Em tempos de sensacionalismo midiático, por que não entrarmos um pouco também no clima dos programas que parodiamos no espetáculo e dar esta nota em tom hiperbólico? Pois vamos lá: EXTRA! EXTRA: CONFIRA EM PRIMEIRÍSSIMA MÃO O DIÁRIO DE BORDO DA ATRIZ ELAINE LIMA. E A SEGUNDA CHAMADA SERIA NOSSA EQUIPE DO BLOG PERSEGUINDO MATILDE CONSEGUIU, ATRAVÉS DE FONTE SEGURA, ACESSAR O DIÁRIO DE BLOG DA ATRIZ ELAINE CARDIM, COM DECLARAÇÕES ESTARRECEDORAS SOBRE O PROCESSO DE MONTAGEM DO ESPETÁCULO MATILDE LA CAMBIADORA DE CUERPOS.


Pra dizer a verdade, até que nem tanto esotérico e nem estarrecedor assim. Isso é pra gente ver que fazer teatro também é (e muito) burocrático e cheio de planejamento, prazos e reuniões. Por isso "vamo" parar de achar que arte é dom e dádiva. Arte é trabalho como outro qualquer, especialmente em tempos de extremo aperfeiçoamento profissional que nos é exigido atualmente.


Enfim, do cronograma geral do processo de Matilde, estruturado por Elaine, sequem algumas reminiscências que julgamos importante registrar nesta "blogdocumentação", pra nunca esquecermos o porquê de vibrarmos tanto quando vemos um espetáculo bem-sucedido vingar no circuito soteropolitano:




Julho

19 – Reunião na casa de Tatiana com a mesma, Elaine, Hebe, Osório e Marcelo, 1º dia como assistente de direção. Houve a apresentação do projeto, do roteiro e da execução do mesmo. Em seguida, leitura parcial do texto até a cena 20.

21 – Reunião com equipe de produção na casa de Tatiana com as atrizes, Hebe, Viviane, Tudella, Osório e Fabio (vídeo). Apresentação do cronograma de trabalho com limite em setembro. Segundo Hebe, o texto tem “filiação com o melodrama”, onde o corpo vira o outro. Deve existir sobriedade no jogo da cena, e a iluminação deve ter momentos híbridos e realista, corpo x sombra.


27 – Nesse dia Hebe, inspirada, afirma que o texto tem apenas 3 personagens: Matilde, Cecília, e a opinião pública. Completa ratificando que o texto é uma história de amor e as personagens possuem uma concepção cinematográfica.

Agosto

13 – Ensaio na casa de Tatiana. Decidido que o figurino do vídeo será pego no brechó. Sapatos serão trocados junto com a troca de personagens, assim como óculos. Deiciddido que os ensaio gerais acontecerão de 12 a 18 de setembro.

15.08 - primeiro ensaio para equipe (Viviane, Paulo, Osório, Parras, Paula, Hamilton). Fechamos o calendário para as gravações das cenas de vídeo, vimos desenhos do figurino – definição.
15 – Ensaio na UFBA com equipe técnica (Parras, Paula, Fabi, Viviane, Paulo, Hamilton), as atrizes, Hebe e Marcelo. Decidido que o figurino deve ressaltar a silhueta feminina. Transparência que revela ou não dependendo da Luz.

18.08 – encontro das atrizes com Alex para ver o portunhol.
19 – ensaio no Xisto: passagem e improviso em cima dos personagens, da cena 21 a 31.

20.08 – reunião com produção (Osório e Viviane) na Escola de Teatro. Seleção de figurino para as cenas de vídeo no acervo de Maurício Martins. Ensaio à noite no Xisto (trabalho de corpo e improviso).

22.08 – Partituras de pontos + jogo com controle remoto = bloco “zapeando”. Belezura 3000 (cena 26) tá fora. A partir da cena 27 o foco será a velocidade.
23.08 – marcamos o bloco “zapeando” cenas 27 a 31.
23 – ensaio no Xisto: Victor – operador de Som participou pela 1ª vez do ensaio.
25.08 – ensaio no Xisto para equipe. Presentes: Marie e Osório. Fomos até cena 33.
25 – Ensaio no Xisto: ensaio com Victor, Osório e Marie. Geral para a produção.

26.08 – primeiro ensaio na Casa Preta (2 de Julho). E viva a Baco, que nos protege e nos inspira.

27.08 – gravação das cenas do programa “ecumênico” no estúdio da FTC. Personagens: Padre, Pastor, BabaIalorixá, Párapsicólogo e Médium (ver nomes no texto – cena 11. Equipe: Paulo, Osório, Marie, Hamilton, Elaine e Tatiana. Depois fomos para a prefeitura (Pelourinho) gravar a repórter Ana Julia (cena 10). Enquanto isso, lá na casa de Adelice, a equipe de arte e cenografia fazia a produção da cena que vai ser gravada amanhã, na casa de Adelice.
28.08 – gravação das cenas 21 e 23 (Bárbara e Matilde e Álvaro Rodrigues) na casa de Adelice e Tom. Equipe: Paulo, Fabíola (assist. câmera), Parras, Paula (equipe de Arte e Cenografia), Osório, Fabi e Ellen (Produção), Lorinho (Eletricista), Marie, Hamilton, Hebe, Elaine e Tatiana. Só teve gravação graças a Lorinho e o vizinho, que concedeu a energia 220 voltz.
29.08 – Hebe falou sobre uma possibilidade de final da peça. Gostamos. Marcamos o espetáculo até a penúltima cena.
30.08 – costureira Lina com Hamilton para tirar medidas. Ensaio de noite no Xisto
30 – ensaio no Xisto com a presença de Espírito Santo, primeira vez, as atrizes, diretora assistente de direção, Victor e Hamilton. Passou todo o espetáculo pela 1ª vez!!! Segundo Espírito Santo, o texto deve ser feito como uma “brincadeira de quintal”. Segundo Hebe, a trilha deve ter a sonoridade contemporânea combinando com a maquiagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário