Equipe

FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO

OS INCANSÁVEIS PERSEGUIDORES DE MATILDE, EI-LOS!


HEBE ALVES - DIRECÃO GERAL (hebealves@hotmail.com)

Breve currículo: A inspetora mor desta cruzada. Tem currículo tão vasto que para descrevê-lo seria necessário um site a parte. Mas se alguém tem que fazer o trabalho sujo, vamos à tentativa criminosa de sintetizá-lo: Diretora, Atriz, Professora Doutora em Artes Cênicas. Graduada em Direção Teatral e Formação do Ator pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente, é professora da UFBA e leciona disciplinas práticas do Bacharelado em Interpretação Teatral e integra o corpo de professores do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA.

Dentre os trabalhos recentes, está a curadoria do Edital 2007 da CAIXA Cultural e Avaliação do XI Festival Recife do Teatro Nacional. Integrou, ainda, a Comissão de Seleção do I Festival Nacional de Teatro da Bahia, do Teatro Castro Alves/BA e a Comissão Julgadora do XVI Prêmio Braskem de Teatro/BA.

FÁBIO ESPÍRITO SANTO - TEXTO E CO-DIRECÃO (fabioespiritosanto@yahoo.com.br)

Breve currículo: Mais uma vítima de Matilde. Era integrante dos Filhos de Gandhi quando conheceu a meliante. Para não enlouquecer, resolveu entrar para a vida artística. Não resolveu muito.

É diretor, dramaturgo e iluminador.

Graduado em Comunicação Social /Cinema e Vídeo, possui especialização em “Roteiros para Audiovisual”.

Entre os espetáculos de teatro que dirigiu estão: “Sobre Flores no Asfalto Quente”, o circense “Histórias Contadas de Cima” e a comédia “Divorciadas, Evangélicas e Vegetarianas”.

Como autor, é premiado pelo Concurso Nacional de Dramaturgia Álvaro de Carvalho/1998 (SC), pelo texto “A Farsa da Usura”.
Na área de Iluminação Cênica, recebeu o Troféu Bahia Aplaude/2008 por seu trabalho nos espetáculos “O Olhar Inventa o Mundo”, “Batata” e “Casa Número Nada”.

No audiovisual destacam-se o roteiro e a direção do curta-metragem “Cabidela” e "Onde está Lynch?”, este último premiado no I Santa Maria Cinema e Vídeo (RS) e no III Festival Universitário VídeVideo (RJ).

Foi Diretor Geral do Teatro Vila Velha e atualmente assovia e chupa cana.


PAULO ALCÂNTARA - DIREÇÃO AUDIOVISUAL (alcantara55@yahoo.com.br)
Breve currículo: Nascido em Salvador/BA em 1975, é um cineasta polivalente que atua como diretor, fotógrafo,editor e artista visual. É graduado em Comunicação Social pela UCSal, especialização em direção de fotografia pela Septima Ars Esciela de Cine y TV (Espanha) e pós-graduado pela École des Beaux-arts de Genève (Suiça). Em 2000 ganhou o prêmio Mercociudades de fotografia na Argentina, filmou seu primeiro curta-metragem em 16mm, Lotação (Premiado em 2005 como melhor direção pela Escola Internacional de Cinema de Cuba) e recebeu uma bolsa da CAPES/APARTES (Ministério da Educação) para estudar fotografia cinematográfica em Madri (Espanha). Em 2005 seu primeiro longa-metragem Estranhos é premiado pela Petrobrás Cultural, possibilitando assim a realização de um importante projeto da sua carreira, que teve sua pré-estreia em 2010 e vai ser lançado comercialmente em 2011. Amante de viagens e de aventura, participou da expedição off-road Salvador-Ilha do Bananal e da primeira etapa da expedição do Veleiro Escola Fraternidade ao redor do mundo (Etapa Salvador-Polinésia Francesa), na qual ficou 5 meses embarcado produzindo imagens de lugares como Caribe, Galápagos, Ilhas Marquesas, Touamotus e Tahiti. Na sua bagagem, mais de 20 países visitados em 4 continentes e uma vontade de desbravar o mundo produzindo imagens.

MARCELO SANTS - ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO (dj_santts@yahoo.com.br)
Breve currículo: Marcelo é igual aquela canção de Caetano, totalmente demais! É Diretor, autor, produtor, professor graduado em Artes Plásticas pela Universidade Católica do Salvador. Atualmente divide seu tempo entre a perseguição de Matilde, o curso de Direção Teatral da Universidade Federal da Bahia, coordenação da Cia de Teatro Aplausos, além de semanalmente lecionar Artes Cênicas no Colégio Integral e disseminar entre seus estudantes o germe altamente contagioso que é a paixão pelas Artes (pobres dos pais...). Ou seja, um partidaço!

Assina textos como “Fanáticos – Sob o olhar do fã”, “Água que na terra é mar... No céu é chuva”, o musical “30 Dias – A hora é agora!”, dentre outros. Dirigiu espetáculos como “A bruxinha que era boa”, de Maria Clara Machado; “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna; “A Gaivota”, de Antón Tchekhov e “Romeu & Julieta”, de William Shakespeare.


ELAINE CARDIM - ATRIZ (ec_lima@hotmail.com)
Breve currículo:  seu amigo José Maurício jura de pé junto que o grande sonho da vida de Elaine é realizar turnê pela América do Sul integrando um grupo musical peruano, desses que se apresentam na Praça da Piedade. Mas eles nunca a aceitaram por sua falta de talento para instrumentos de sopro. Daí ela querer encontrar Matilde para beijá-la e cambiar com um desses músicos. Enquanto isso, ela vai se virando nos trinta nas funções de Atriz, Produtora Cultural e Arte-Educadora. Bacharel em Interpretação Teatral, pela Escola de Teatro da UFBA/1999 onde, atualmente, é professora substituta. Estudante do Mestrado no Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas da UFBA.

Ganhadora do Prêmio Braskem de Teatro 2008 como Melhor Atriz Coadjuvante com o espetáculo “Policarpo Quaresma” com direção de Luiz Marfuz. Entre os espetáculos em que atuou, destacam-se: “InSônia”, direção Hebe Alves; “A Era Clown – É Tempo de Palhaço”, direção Alexandre Casali; “O Buraco é Mais Embaixo”, direção Hebe Alves (Indicação de Melhor Espetáculo Infanto-Juvenil e Melhor Autor para o Troféu Bahia Aplaude 97/BA).

Trabalhou, ainda, como Arte-Educadora da Oficina de Teatro do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia (2002-2007).
Na área de Produção Cultural, destacam-se: Encontro da ABD - Evento da XXXV Jornada Internacional de Cinema da Bahia e II Conferência Estadual de Cultura/2007.


TATIANA DE LIMA - ATRIZ (tatidelima.atriz@gmail.com)
Breve currículo: Tati tem sérios motivos para querer ver Matilde presa, mas nunca os revelou. Dizem as más línguas que ela tava de casamento marcado, quando a paraguaia atacou seu noivo e o aprisionou no corpo de um torcedor do Vitória. Depois disso, só lhe restou dedicar-se à carreira de Bacharel em Artes Cênicas, da Escola de Teatro da UFBA/2000. Em Cinema, fez o curso de Filmmaking, na New York Film Academy/2008. Dirigiu o curta-metragem “Amor em ponta de faca” (Carcará Filmes).

É atriz fundadora e Produtora da Cia A4 de Realizações Teatrais - corre à boca miúda que Hebe e Elaine aceitaram esse processo para ajudá-la na recuperação do trauma vivido, mas, vá lá saber se isso é realmente verdade, esse povo fala demais.
Dentre os espetáculos teatrais em que atuou, destacam-se ainda: “Crimes Delicados”, direção de Elísio Lopes Jr, com indicação para o Prêmio Braskem de Teatro de Melhor Atriz Coadjuvante/BA; “A Megera Domada”, direção de Teresa Costa Lima; “Jingobel”, por Celso Jr.; e “As Ridículas”, direção de Fábio Espírito Santo.

Na área do Audiovisual, integrou o elenco principal de “Danada de Sabida”, especial da Rede Globo de TV (1996); Em São Paulo, fez participação especial na novela “Cidadão Brasileiro”, da Rede Record, e  participou da Campanha Anti-Pirataria de DVD “Vendedores de Rua”, veiculada na Rede Cinemark/SP - 2006/07.


LUIS PARRAS - CENÁRIO (luis.parras@yahoo.com.br)
Breve currículo: cursou Artes Visuais na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Trabalha como cenógrafo e Produtor Cultural desde 1996, desenvolvendo projetos de montagem de exposições, cenários para peças de teatro e cinema e produção de eventos culturais.

Entre seus principais trabalhos, estão:
Exposições:
“No território vasto, Cildo Meireles e convidados”, Palácio da Aclamação - Salvador (curadoria); “Degustação”, Galeria do Conselho - Salvador (montagem); “Praia do Flamengo, 132, História da Ocupação, Demolição e Retomada da sede da UNE” (curadoria e montagem);

Pintura de arte – longa metragem:
“O Homem que Não Dormia”, direção de Edgar Navarro (Pintura e cenografia); “Ó pai 'O”, de Monique Gandenberg; “Cidade Baixa”, de Sergio Machado; “Cascalho”, de Tuna Espinheira; “Eu me lembro”, direção de Edgar Navarro.

Montagem de teatro/dança:
“SAFO”, Grupo Contempus (montagem); “O Pagador de Promessas”, direção de Andréa Elia (cenografia); “Meu Querido Jumento”, direção de Amir Hadad (adereços); “Navalha na Carne”, direção de André Rosas (cenografia).


EDUARDO TUDELLA - ILUMINAÇÃO (etudella@terra.com.br)

Breve currículo: esse é mais viajado que nossa anti-heroina. É Bacharel em Artes Cênicas - Habilitação em Cenografia, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1984), graduado em Direção Teatral pela Universidade Federal da Bahia (1979) e mestrado em Theater Designer - Lighting - New York University (1993). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal da Bahia. 
É artista-docente com destacada atuação ao longo das duas últimas décadas, investindo em efetiva pesquisa acerca do Discurso Visual nas Artes Cênicas.

Dentre os trabalhos mais recentes como iluminador, destacam-se:
“Mestre Haroldo... e os Meninos”, direção de Ewald Hackler, Núcleo de Teatro do TCA 2006; “Capitães d´Areia”, direção de Fernanda Paquelet e Lelo Filho; “Noite Encantada”, texto de Slavomir Mrozec, direção Ewald Hackler (Troféu Bahia Aplaude de Melhor Espetáculo e Melhor Direção).



HAMILTON LIMA - FIGURINO (hamilima@gmail.com)
Breve currículo: em 1970 inicia seus estudos em teatro e em 1974 integra o grupo Opinião – Núcleo 2, como cenógrafo e figurinista, durante dois anos, onde desenvolve trabalhos para os espetáculos “A história do Boizinho Estrela” e “Aventuras de Diabo Malandro”, direção Jorge Gaspari.
Em 1987 integra a Cia. Teatral Avatar, participando como cenógrafo, figurinista, aderecista e ator das montagens: “Morangos Mofados”, direção Paulo Atto e Fernando Guerreiro; “Viva o Povo Brasileiro”, direção Wagner Salazar; “Kaô”, “A Tempestade”, “A Herança de Macbhet”, “A Terra de Calibãn”, sob a direção de Paulo Atto.

Também concebeu os cenários e figurinos para o Grupo de Teatro da Telebahia, e para os espetáculos: “Idas e Vidas”, direção Hebe Alves; “Diosas del Olvido”, da Ábrego Producciones/Espanha, direção Paulo Atto; “Cartas do Brasil”, direção de Paulo Atto.

Em 2008 assume a Assistência de Cenografia e a Execução de Adereços em “Policarpo Quaresma”, TCA.Núcleo, direção Luiz Marfuz e a Direção de Arte do Curta metragem “Doido Lelé”, direção Ceci Alves.

MARIE THAURONT - MAQUIAGEM (mariethauront@yahoo.com.br)

Breve currículo: Em Paris/França, fez os cursos de maquiagem: Ecole Chauveau (1986) e Les films Plain chants 1985. Atualmente cursa Licenciatura em Desenho e Plástica na Universidade Federal da Bahia.

A partir de 1996, se dedica cada vez mais à maquiagem de palco. Em Teatro destacam-se: “Era uma vez, nada mais”, direção Hebe Alves; “Jeremias, profeta da chuva”, TCA.Núcleo 2009, direção Adelice Souza; “Redimunho”, direção Mauricio Assunção; “Policarpo Quaresma” (Prêmio Braskem de Melhor Espetáculo Adulto, dentre outros prêmios), TCA.Núcleo 2008; “Erê” e “Seu Bomfim” (Prêmio de melhor caracterização no festival de Guaramiranga, Prêmio de melhor maquiagem no 15 FENATE), direção Fabio Vidal, entre outros.

Em dança, destacam-se: “Brancos e Augustos” do Tran Chan; “FM Doméstica”, direção Catarina Laborda e Maristela Lemos.

Na música, trabalhou com artistas como: Mariene de Castro, Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Daniela Mercury, Jussara Silveira, Zelia Duncan, Timbalada, Jurema Paes, entre outros.

No cinema, trabalhou nos longas: “Snake Man” de Allan Goldstein, “Eu me lembro” e “O Superoutro” de Edgard Navarro, “Esses Moços” de Araripe Jr., “Memórias de Brás Cubas” de André Kotzel e “Wild Orchid” de Zalman King;


JOSEMIRA REIS - EDIÇÃO DO BLOG (josemirareis@gmail.com)

Breve currículo: os pais bem que tentaram fazer de um tudo para que ela se tornasse "doutora", mas ela nasceu com vocacao pra contrariar e foi fazer Comunicação Social na Universidade Católica do Salvador, antes de escrever improperios acerca da vida/ ficcao alheia, mais precisamente neste blog que vos fala. Como se nao bastasse, inventou tambem de fazer uma pós-graduação em Gestão da Informação para Multimeios pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).
E mais: foi Coordenadora de Comunicação do Instituto Cultural Steve Biko (2008-09) e membro de sua Comissão de Desenvolvimento Institucional.

No Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, de março a dezembro/2007, foi Coordenadora de Informação e Inclusão Digital realizando a Coordenação Geral dos projetos da Escola de Informática e Biblioteca. Ainda no Liceu ocupou o cargo de Coordenadora Operacional do Programa Arte, Talento e Cidadania, de maio a fevereiro/2006.

Entre 2004 e 2006 foi Produtora Cultural e Esportiva da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Ainda na FTC, foi responsável pela gestão de conteúdos de websites como www.ftc.br, www.ftc.br/ead, http://intranet.ftc.br, www.faculdadedacidade.edu.br, www.ftc.br/revistafsa, www.fundacaoftc.org.br, dentre outros.

'E tambem vencedora do Prêmio Revelação em Publicidade e Propaganda na categoria Melhor Produção em Rádio e TV (2000.1).
 SILVANA REZENDE - DESIGNER GRÁFICO (rezendesil@yahoo.com.br)
Breve currículo: videasta, começou sua atuação profissional em produtoras de filmes publicitários em São Paulo, na área de Direção de Arte, entre 1993 e 2001. Em Salvador, desde 2001, tem assinado vários trabalhos em videoarte, animação gráfica, programação, documentário, programas para tv, ficção e experimentos com linguagens audiovisuais e tecnologia. Recebeu o Prêmio do Juri Popular no Salão de Artes Audiovisuais do Recôncavo 2010 com a videoarte “Entre Salvador e o Recôncavo”.

Integra o Coletivo Upgrade criador do Projeto "A cidade faz Upgrade", contemplado no Edital BNB de Cultura Artes Integradas e realizado em Julho de 2010. Foi Juri de Seleção no Festival Nacional 5 Minutos 2009, produziu animações gráficas para grande projeção na Conferência de Cultura da Bahia 2009. Fez direção de vídeo e coordenação do dvd “15º Salão da Bahia do Museu de Arte Moderna da Bahia” (2008/09). Foi professora de Direção de Fotografia e de Direção na Ong Ação pela Cidadania, projeto Tv Pelourinho, atuou como consultora na área audiovisual para a Tv Universitária da UFBA (2008) e para a Orion Marketing e Comunicação em Angola, onde desenvolveu, também, ações de formação (2006 e 2007).

Entre os anos de 2003 e 2006, coordenou a TV Universitária da Faculdade de Tecnologia e Ciências. Fez a oficina de Roteiro Orlando Senna em 2009. Cursou, em 2006, a oficina de criação e realização de projetos para tv e cinema na Escuela Internacional de Cine y Tv de San Antonio de los Baños, em Cuba.

Atualmente, cursa o BI em Artes e Tecnologia do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA, desenvolve atividades de pesquisa e extensão junto ao CULT-Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da UFBA, compõe o Grupo de Pesquisa em Cultura e Identidade, e é bolsista PIBIC na pesquisa Arte tecnológica, interatividade e experimentação com PureData, al'em de participar do grupo de Pesquisa de Poéticas Digitais no grupo Ecoarte que estuda e desenvolve trabalhos artísticos que relacionam meio ambiente e tecnologia.


FÁBIO OSÓRIO - COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO (osorio.dimenti@gmail.com)
Breve currículo:

MÁRCIA CARDIM - ADMINISTRAÇÃO (marciacardim@uol.com.br)

Breve currículo: Pedagoga e Diretora da Cardim Projetos, Márcia já integrou Comissão Nacional de Avaliadores para a 2ª e 3ª Edições do Prêmio Cultura Viva/MinC. Suas atividades englobam a gestão de mais de 40 projetos culturais, onde se destacam as etapas de pesquisa, criação, concepção, coordenação, produção executiva, gestão financeira, prestação de contas, captação de ativos e enquadramento em editais de fomento e mecanismos de incentivo à cultura e responsabilidade social, com ou sem o benefício fiscal. Possui projetos aprovados na Lei Rouanet, Ancine, FazCultura, Fundo de Cultura da Bahia - FCBA, Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, Programa Petrobras Cultural - PPC, Funarte, dentre outros.

Na área de Recursos Humanos realiza consultoria para a criação e execução de campanhas, cursos, palestras, seminários, encontros e eventos corporativos e institucionais, contabilizando mais de 1.000 horas de capacitação empresarial.
Para saber mais, visite http://www.cardimprojetos.com.br/

VIVIANE JACÓ - ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO (vivianejaco@gmail.com)
Breve currículo: estudante de Jornalismo da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), Viviane é quase tão viajada quanto Matilde. Já passou pelo Ceará, São Paulo, Salvador e pela Federação - que alguns estudiosos defendem não ser um bairro e sim uma nação, com vida econômica e idioma próprios.

Iniciou trabalhos na área de produção em 2001, no SESC Juazeiro do Norte, onde atuou com o público jovem, desenvolvendo projetos de cinema itinerante nas escolas. Frequentou, entre os anos de 2005 e 2006, os cursos de audiovisual do respeitado Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no Ceará.

Sua chegada avassaladora em Salvador, em 2006, culminou com a produção executiva da ONG Thydewas, nos projetos Índios na Visão dos Indios e Arco Digital por mais de 2 anos.

Em Teatro, realizou trabalhos como assistente de produção como “Jeremias, o profeta da chuva” - Núcleo TCA de Produção (2009);  Festival Cooperativa de Teatro, anos 2005 e 2008; FIAC – Festival Internacional de Artes Cênica, anos 2008 e 2009.

Na área audiovisual, destaca-se na produção dos curtas “A morte de D Jota em Paris” (em processo de finalização) e Coordenação de Produção em “Amor em Ponta de Faca”.

Atualmente, ainda encontra tempo para ser bolsista de apoio técnico no CULT – Centro de Estudos Multidisciplinares de Cultura, da Faculdade de Comunicação da UFBA e realizar a assistencia de produção e contraregragem do espetáculo “Uma vez, nada mais”(contemplado pelo edital de montagem Manoel Lopes Pontes - 2009).

LUCIANO SALVADOR BAHIA - TRILHA SONORA